17.9.16

Tutorial!!! Passo-a-passo do meu Donut colorido!



Não perde essa, hoje tem tutorial bem explicadinho, com todos os passos pra você fazer em casa seu próprio chaveiro de donut, bem lindo e colorido!!

Não vou enrolar, então vem comigo fazer esse donut lindeza, que ele é só sucesso!!

Em primeiro lugar, vamos aos materiais que você vai precisar:


São eles: 
Feltro em duas cores, uma bege (nem muito escuro nem muito claro, um meio termo) e uma a sua escolha, dessa vez eu escolhi esse azul clarinho;
Fibra fio, aquela fibra de enchimento de travesseiro, que você encontra para comprar por peso em lojas de tecido;
Um pedaço de fita mimosa da cor que você quiser (de mais ou menos uns 15cm);
Missangas pequeninhas sortidas e bem coloridas;
Eu também usei meias pérolas pequenas e sem furo, por isso precisei usar cola (que no meu caso é a universal, mas se você não quiser colocar as meias pérolas nem vai precisar da cola);
Linhas das cores dos seus feltros;
Agulha não muito grande, pois se for grossa as missangas não passam e você não consegue fazer o bordado;
Tesoura;
Uma argolinha de chaveiro (que se encontra em armarinhos e é super baratinho, custa centavos);
E por fim um CD, que vai ser o nosso molde;

Muito bem, feito isso, vamos ao nosso passo-a-passo.

Primeiro vamos fazer o molde da rosquinha, pra isso você pega o seu CD e marca em um papel (eu usei um papel cartão, que assim fica mais fácil pra marcar no tecido depois), risque o cd por fora e no furinho do meio duas vezes.
Como o furinho do meio do cd é muito pequeno é preciso aumentar um pouco, mas não exagere, senão sua rosquinha não vai dar certo!!
Um círculo de no máximo 3cm já é mais do que suficiente, se tiver um compasso fica bem mais fácil, o meu saiu tortinho porque eu fiz no olho mesmo hehe, e no outro desenho faça uma marcação em ondinhas bem irregulares que passem por fora e por dentro da marca do cd, essa vai ser a cobertura do donut, pra que ela fique bonita e interessante que fiquem bem irregulares como se fosse mesmo uma cobertura escorrendo pelas bordinhas.


Feito isso é só cortar tudo bonitinho e você vai ter o seu molde prontinho desse jeito:


Com os moldes em mãos é só marcar no feltro, que tem avesso!!! SIIIM!! (pausa dramática) ... 
Sim, feltro tem lado avesso, é aquele mais poroso, nem sempre é fácil identificar, dependendo da marca do seu feltro ambos os lados podem ser bem parecidos, mas sempre vai ter um lado que é mais "furadinho" que o outro, infelizmente não consegui fazer uma foto que mostrasse esse detalhe, mas você vai conseguir ver a diferença aí quando comparar os dois lados, mas enfim, marque com um lápis mesmo, mas do lado avesso 2x o bege com o molde redondinho, que será a rosquinha em si e 1x o colorido que será sua cobertura.

Feita a marca é só cortar.


Daí então, com nossos tecidinhos já cortados é só alegria, já pode fazer festa que a parte boa vai começar.
Inicie sua costura sempre pelo meio da rosquinha, isso é importante, pois assim quando terminar ela vai ficar toda parelhinha e não meio torta e esquisita.
Faça pontos pequenos e com um espaço também pequeno, tome o cuidado de manter seus pontos sempre com a mesma distância, assim seu acabamento final fica muito mais bonito.
Eu gosto de fazer com aquele ponto caseado, que é bem fácil, como mostra aqui na figurinha:


Em um determinado momento, de preferência no início, pra não correr o risco de se esquecer, você vai ter que prender sua fitinha mimosa, basta dobrar ela ao meio e colocar entre as duas faces da rosquinha, costurando por cima pra que ela fique bem presa.


Pertinho de terminar as costuras pare um pouquinho e encha toda a rosca com a fibra.
Parece que não vai dar certo, ela fica toda estranha e torta, mas tenha fé e acredite em mim, vai ficar tudo bem, encha ela bem, pra ficar bem gordinha e termine com cuidado sua costura. Finalize puxando a linha para o lado onde vai colocar a cobertura para dar o nó, assim ele ficará escondido.
Eu além da fitinha também coloquei minha etiqueta personalizada.


Se você quiser usar esse molde pra vender e se interessou pela etiqueta, que realmente profissionaliza muito mais o seu trabalho e deixa o produto com a sua marca, tem um post só sobre personalização de etiquetas que você pode acessar clicando aqui, ou se você preferir comprar ela prontinha, tem um rapaz do Mercado Livre que faz de todos os tamanhos e quantidades que você precisar, o link dessa etiquetinha de dobrar é este aqui (essa minha etiqueta foi ele quem fez).

Muito bem, pronta a rosca vamos pra cobertura, mais uma vez, comece sempre pelo meio, senão ela não vai dar certo.
Posicione o tecido no centro e vá ajustando.

Vá costurando aos poucos e ajustando, pra que não fique tecido sobrando no final.


Quando terminar ela vai ficar com aspecto de que está sobrando muito tecido, é assim mesmo.


Arrume a cobertura na rosquinha pra que fique tudo lisinho e comece a costurar, nessa parte use um ponto simples.



Quando terminar é só passar a agulha para um ponto qualquer da cobertura, a partir daí use suas missangas coloridas e sua criatividade para "confeitar" seu donut.

Como usei as meias pérolas, primeiro eu colei elas, pra depois começar o bordado, assim ficou mais fácil organizá-las uniformemente.


E aí está o grande sucesso de hoje, pronto e todo lindo.


Como você pôde ver é fácil de fazer, admito que é bem trabalhoso, principalmente nas costuras do miolo que é difícil de costurar por ser um espacinho pequeno e apertado e um pouquinho nos bordados, que em alguns lugares também é difícil passar a agulha, mas fora isso é tranquilo e o resultado é muito bonito. Acho que vale o sacrifício. ;)

Se você gostou desse post me deixe um comentário, compartilhe com seus amigos, vamos interagir.
Minha página no face agora está nesse endereço aqui Débora Carvalho, curte lá, avisa os amiguinhos que eu estou por lá também. Em breve eu volto com mais coisinhas bacanas. ;)