21.9.16

DIY :: Mini Donut's com cobertura

Hoje o assunto é (novamente) donut's, mas dessa vez a versão comidinha.

Por coincidência estava eu passeando pelo feed do meu facebook quando me deparo com uma publicação com várias receitas de donut's, claro, na mesma hora cliquei no link e escolhi a receitinha que mais me agradou e como hoje aqui no sul era feriado já aproveitei pra ir pra cozinha e testar a tal receita.

Fiz, ficaram meio feiosos, mas o importante é que o gosto ficou bom, tão bom que não sobrou nada pra contar história e por isso resolvi trazer pra vocês essa receita que revolucionou o meu feriado, que eu só alterei da original alguns detalhes muito pequenos, a receita original eu encontrei no site da Chata de Galocha, que se você preferir também pode acessar em vídeo no canal dela  - Lu Ferreira

Para a massa você vai precisar de:
1colher (sopa) de fermento biológico seco

1 colher (sopa) de mel
3 colheres (sopa) de leite morno

5 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida (eu usei margarina, que era o que tinha)
3/4 xícara de leite

1 ovo inteiro
2 gemas
2 colheres (sopa) (bem cheias) de açúcar 
1 colher (chá) de sal
4 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de cachaça ou vodka (opcional, serve apenas para deixar a massa mais sequinha na hora de fritar, pra não absorver muita gordura)

Para a cobertura:
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
+- 4 colheres (sopa) de leite
confeitos ao seu gosto

Modo de preparo das rosquinhas:

Misture em uma xícara os 3 primeiros ingredientes (fermento, mel e as 3 colheres de leite) e deixe separado.

Enquanto essa primeira misturinha fermenta, em uma vasilha você bate (com a batedeira) os outros ingredientes, exceto a farinha, depois de obter um líquido bem misturado adicione a ele a misturinha fermentada e depois a farinha aos poucos.

Você não vai conseguir colocar toda a farinha na batedeira, pois essa massa fica como a de um pão, será necessário ir adicionando farinha e sovando até que ela desgrude das mãos, quando der esse ponto então é só deixá-la descansar por cerca de 1hora (ou até dobrar de tamanho).

Depois de descansar a massa é necessário abrir com um rolo, até que fique com a espessura média de 0,5cm (meio centímetro), parece pouco, mas é o ideal, pode confiar. Massa aberta então é hora de fazer os cortes, use um cortador redondo de uns 5cm e no meio faça um buraco (pode usar uma faca pra cortar ou se você tiver a disposição o ideal é outro cortador, mas agora de cerca de 1,5cm), depois de cortar as rosquinhas deixe-as descansar por mais 30 min em uma forma enfarinhada.

Passados esses 30 min de descanso é hora de fritar, utilize óleo quente e o mantenha em fogo médio a baixo, para que as rosquinhas tenham tempo de cozinhar sem queimar, vá virando enquanto elas fritam, para que dourem de ambos os lados, reserve-as em um prato com papel toalha para absorver o excesso de óleo pós fritura.

Modo de preparo da cobertura:

Depois que seus donut's estiverem fritinhos e dourados separe então um tempo para a cobertura.

É extremamente fácil, basta misturar o açúcar de confeiteiro com o leite, a proporção é realmente estranha, mas o ideal é que o resultado seja mesmo uma pasta relativamente densa e não algo líquido, para que isso aconteça, vá adicionando o leite colher por colher.

Se quiser uma cobertura colorida é só adicionar algumas gotinhas do corante alimentício que preferir, no meu caso não havia corante, então usei uma cobertura branquinha mesmo e na outra adicionei 1 colher de achocolatado.

Passe cada rosquinha pela cobertura e coloque em uma forma para escorrer, polvilhe os confeitos que preferir e deixe descansando uns minutinhos, pois ela é tipo um "glacê" e vai escorrendo e formando uma camada sequinha de açúcar.

O resultado da minha tentativa você vê logo aqui em baixo, foram 17 rosquinhas não muito "mini", claro, fiz só METADE da receita e não consegui fazer elas muito pequenas, ficaram um pouco maiores do que indiquei aqui em cima, mas segundo a publicação original lá do Chata de Galocha, a receita inteira rende em média 60 mini donut's.



Então, por hoje era isso minha gente, se gostaram, deixem seus comentários aqui ou lá na página no face Débora Carvalho, compartilhem com os amigos.
Ah! Façam a receita e me mandem fotos de como ficou, me digam se fez sucesso ai na casa de vocês também. ;)