26.5.16

Bolo de Fubá Fácil

Feriadinho em casa e com esse friozinho, pedia um bolo de fubá bem quentinho para o café da tarde.
Por isso hoje a nossa conversa por aqui vai ser receitinha e essa em especial é bem fácil e fica bem delicinha. 

Antes que alguém diga que me adonei da receita alheia já deixo claro que a receita não é minha. Peguei ela no site Tudo Gostoso, está lá com o nome Bolo de Fubá da Vó Maria, não fiz a receita inteira, fiz ela pela metade e, como sempre, dei uma lida antes nos comentários por lá e vi que muitas pessoas reclamaram da quantidade de fermento, que seria demais e que o bolo transbordava no forno e também vi que muitos acharam a receita doce demais.

Então para mim aqui em casa fiz a receita pela metade e alterei a quantidade de fermento e o tipo de açúcar, o que rendeu um bolo pequeno, que cresceu tranquilinho e ficou doce na medida. Aí vai a lista do que você vai precisar:

2 ovos 
1 xícara (chá) de açúcar (usei o cristal)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de leite
1 + 1/2 colher (sopa) de manteiga amolecida
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Para fazer a massa primeiro bata as claras em neve e depois adicione o açúcar. Após bater bem adicione o restante dos ingredientes (não precisa seguir nenhuma ordem, é só adicionar tudo mesmo) e então bata bem até ficar uma massa homogênea.

Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada (eu usei uma de furo no meio) e leve ao forno médio (180ºC)  pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Vá testando espetando um palitinho, quando ele sair limpo é porque está pronto e é só partir para o café. 



Eu vou admitir, nunca tinha feito bolo de fubá na vida e achei essa receita bem fácil. Depois de colocar no prato dei uma polvilhada de açúcar de confeiteiro, ficou uma belezinha.

Se você quiser fazer um bolo maior é só dobrar essa receita. Também pode colocar um pouquinho de erva doce, dá um tchanana no bolo e ele fica bem bacana também.

Essa receita é ótima agora que esta chegando a época das festinhas juninas, então se joga!!

Se gostou dessa postagem, fez o bolo e deu certo (ou não), comenta aqui para mim que eu gosto de interagir!! Pode também compartilhar com xs amigxs para todo mundo ter bolinho no feriado. ;)