9.9.15

Sabão Líquido para Lavar Roupas - Receitinha artesanal



O post de hoje é dedicado a novidade da casa, que esta em fase de testes: sabão líquido caseiro para lavar roupas.

A receita você encontra em vários sites e blogs diferentes, vi a mesma receita, exatamente igual em vários, então resolvi testar essa, pois se é tão divulgada deve ser das boas.

A receitinha é bem, bem simples. Você vai precisar de:

1 panela grande (onde caibam 3 litros finais de sabão)
1 sabão de coco em barra
3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio 
essência de limão (ou outra de sua preferência) 
e 3 litros de água

Para preparar o sabão você precisa primeiro aquecer bem 1 litro de água. Com ela bem quente acrescente o bicarbonato e cerca de 50 gramas do sabão em barra e mexa bem (para dissolver mais fácil eu indico raspar a quantidade de sabão num ralador de cozinha, 50 gramas é um pouquinho mais de 1 terço da barra). Deixe essa primeira mistura descansar por 1 hora.

Depois de 1 hora de descanso acrescente mais 1 litro de água (morna) e 10 gotas da essência que você escolheu, misture bem e filtre em uma peneira, para retirar qualquer pedacinho de sabão que tenha ficado inteiro, acrescente então o 1 litro de água final (este último pode ser água fria).

Misture bem até ficar homogêneo e pronto, é só distribuir em frascos menores e começar a usar.
Uma coisa que já li em muitos sites é que sal, utilizado com um pouco de água ou misturado com o sabão em pó na hora da lavagem ajuda a evitar que as roupas desbotem, então adaptei um pouco a receita colocando uma colher (sopa) cheia de sal na mistura.

Hoje quando preparei não tinha bicarbonato suficiente para essa quantidade, então fiz a metade da receita e também não tinha essência (hehe) então usei umas 2 colheres (sopa) de um sabonete líquido de erva-doce que eu tinha aqui, só pra dar um cheirinho. O resultado final foi esse que você vê na foto, ficou com uma consistência bem líquida, mas pelo que ouvi de comentários por onde passei rende muito bem, vou testando e depois digo para vocês o que eu acho. 




Se gostou dessa publicação, deixe um comentário, compartilhe com seus amigos.
Se quiser ver algum assunto aqui pelo blog, entre em contato comigo. ;)