21.8.15

Como Reutilizar Pneus - 5 Ideias Criativas de "Faça-você-mesmo"



O surgimento dos pneus de borracha revolucionaram o transporte, substituindo os antigos pneus de madeira e ferro utilizados nas carroças e carruagens nos primórdios da história, porém, como tudo na vida tem um preço, ao longo de tantos anos de produção sem a preocupação com o descarte e reaproveitamento, o impacto ambiental já é enorme, uma vez que a grande maioria do pneus descartados estão em locais inadequados.

Atualmente, segundo instituições internacionais, cerca de 2 milhões de pneus são produzidos diariamente e durante o decorrer de um ano, são descartados, absurdos, 800 MILHÕES de pneus no mundo todo e no Brasil, essa marca chega em 40 milhões produzidos e quase a metade disso descartada ao longo de um ano.

Então, pensando nisso tudo, o post de hoje é dedicado a reutilização desse material, 5 formas criativas serão mostradas aqui, mas saiba que há muitas outras maneiras de reaproveitá-los, basta, como sempre, ser criativo e deixar aflorar a imaginação.

Sem mais rodeios, vamos às ideias:
1. Como um puf ou "banco" para a sala.

diy-home-decor-with-rope-3
Créditos: Best Inspired


2. Como caminha para o pet.

Think - Diy tabletop fireplace base for a large surface table. Nice! Maybe using milk paint. Like Miss Mustard Seed.
Créditos: Wonderful Diy

3. Como suporte para plantas e flores.

Pneus reciclados que viram vasos, opções e sugestões Pneus pintados e empilhados para servirem de vasos
Créditos: Vila do Artesão

4. Um pneu de bicicleta pode virar moldura para espelhos.

Pneu de biciclete vira espelho
Créditos: Luxo do Lixo

5. E por fim, mas não menos importante, pode virar um prático bicicletário, uma ideia boa e barata. #ficaadica

Reuse tires as bike storage. http://hative.com/creative-ways-to-repurpose-old-tires/
Créditos: Bless my weeds

Além destas maneiras bacanas de reaproveitar os pneus, existe também um projeto de "calçadas sustentáveis", já sendo colocado em prática em Washington (EUA), onde são utilizados como matéria-prima pneus velhos para a produção de placas e estas placas são usadas nas construções das calçadas. Um projeto similar já foi proposto aqui no Brasil, pelo vereador Marcell Moraes em Salvador no ano de 2013, mas é necessário que haja conscientização em todo o país, esperamos que outros políticos sigam o exemplo deste vereador e comecem a lançar este tipo de projeto em outras localidades.
Os benefícios deste projeto ao meio ambiente são inúmeros, isso sem mencionar os benefícios à população, pois as calçadas "emborrachadas"aumentam a aderência da pavimentação, reduzem ruídos e vibrações, deixam pequenos espacinhos entre as placas responsáveis pelo escoamento da água (ajudando no desenvolvimento de plantas) e são mais confortáveis de se caminhar.

Então #ficaadica, é bom para a população e é bom para o meio ambiente, todas as formas de reciclagem são sempre muito bem vindas, se cada um fizer a sua parte o resultado pode ser extraordinário.

Se gostou dessa publicação, deixe um comentário, compartilhe com seus amigos. Se quiser ver algum assunto ser tratado aqui no blog, entre em contato comigo.