16.7.15

Com esse frio, que tal o calor de um fogão a lenha? E tem bônus no post! Receitinha de pão caseiro!




   Se você leu meu perfil já deve saber que sou gaúcha, e moro no sul do Rio Grande do Sul, então minha gente, faz um friozinho bem razoável por aqui.
   Mas, apesar de ser uma grande fã do verão e primavera, nascida e criada numa região onde as estações sempre foram muito bem definidas, acaba que a gente aprende a gostar de alguns benefícios que o frio proporciona, como tomar chocolate quente sem culpa, dormir abafada com o peso dos cobertores, ficar na frente de um foguinho.
   Hoje é um desses dias, e aqui em casa estamos com o fogão a lenha a toda desde de manhã cedinho.
 
   Então, para inspirar vocês, resolvi fazer uma seleção das decorações mais bacaninhas (na minha humilde opinião) de cozinhas com fogão a lenha, pois além de manter tudo quentinho, fazer as funções de fogão e forno eles ainda dão um toque rústico e charmoso para o ambiente.
 E de quebra, teremos um bônus na postagem de hoje: uma receitinha de pão caseiro, bem fácil, porque nesse frio não tem coisa melhor do que tomar um café e comer um pão quentinho com manteiga derretendo.
   Ficou com água na boca? Então confere a seleção e pode colocar o avental e correr pra cozinha fazer pãozinho.


Vai me dizer que uma imagem como essa não lembra uma casa de vó? Um cantinho aconchegante, dá vontade de entrar na foto e ficar por ali, perto desse foguinho.


Mas temos pra todos os gostos e estilos, desde os mais rústicos, até as mais moderninhas.



Com paredes revestidas de Tecnocimento (ns Brazil), a cozinha recebe luz natural através de várias aberturas de vidro, como a bandeira junto ao telhado, o rasgo atrás do fogão a lenha e os painéis na metade superior da porta. Piso de ladrilhos hidráulicos da Casa Franceza.

On the outside, the wood oven, barbecue and wood stove -- Na parte externa, forno a lenha, churrasqueira e fogão a lenha

Essa última eu adorei! Fazendo parte da construção de um espaço mais livre e em contato com a natureza, com forno de barro ao fundo e fogão a lenha no cantinho esquerdo da foto. ;)

E agora, vamos ao momento tão esperado, o momento da alegria, o momento do pão!!! hehe

Os ingredientes são:

1 ovo
1 colher (de sobremesa) de sal 
2 xícaras de farinha de trigo 
*(se você quiser pode diversificar e usar metade de farinha de trigo e metade de farinha integral, fica ótimo também)
1 colher (de sopa) de óleo
1 colher + 1/2 colher (de sopa) de açúcar
1/2 xícara de leite morno
15 gramas (cerca de 1 colher de sopa e meia) de fermento biológico 
**O fermento que eu uso é o biológico seco, mas você pode usar também aqueles tabletinhos. Só não pode usar fermento em pó, porque daí o pão não vai crescer.

Feita a separação, então você vai primeiro aquecer o leite até ele ficar um morno quentinho.
Coloque o leite aquecido numa vasilha, adicione o fermento biológico e o açúcar, misture bem, até desmanchar todas as bolotinhas que se formam.
Depois disso adicione o ovo (clara e gema), o óleo, o sal e misture bem, depois de bem homogêneo pode começar a colocar a farinha.
Nessa fase da farinha é bom ir colocando aos poucos, pois assim você vai vendo o ponto, pode ser preciso usar um pouco mais ou um pouco menos, depende.
O ponto é a massa não grudar mais na sua mão, e é chato, mas é importante dar uma sovada na massa, 5 minutos já está ótimo.
Depois disso você deixa a massa na vasinha, com um pano por cima, descansando por 1 hora. 
*De preferência deixe ele descansando em um lugar quentinho, ou no sol, pois o calor facilita o processo.

E pronto meu bem, depois que seu pão descansou e cresceu (ele geralmente dobra de tamanho) é só você moldar o pão do jeito que preferir e levar ao forno, que tem que estar pré aquecido, por cerca de meia hora ou até ele ficar douradinho.

No meu caso resolvi fazer vários pãezinhos recheados.


Para o recheio usei queijo e presunto em alguns e torresmo caseiro em outros (porque sou muito light), mas você pode colocar a imaginação pra funcionar e inventar seus próprios recheios, ou nem colocar recheio algum, se preferir.

As imagens de decoração foram extraídas de diferentes sites, e você pode acessar as matérias originais nos seguintes links: Tem Dicas, Blog Guia de Imóveis, ArquiTrecosCorreta, Casa.com.br e Terra - Casa e Decoração.

Se você gostou dessa postagem, não se acanhe, deixe seu comentário, curta, compartilhe com seus amigos. Se tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui, entre em contato comigo.